Falta de potencia en 330D 184 cv

Tema en 'Serie 3 (E46) (1998-2007)' iniciado por mondial, 20 May 2006.

  1. mondial

    mondial Guest

    Hola, he notado unos tirones a partir de 3.500 rpm que se reflejan en la aguja de consumo instantáneo y querría saber de que puede ser o si a alguien le ha pasado algo parecido.
    Va acelerando perfectamente hasta 3.500 rpm y a partir de ahí con el pedal pisado a fondo deja de acelerar y empieza a pegar pequeños tirones y se nota falta de potencia.
    Decir que tanto los inyectores como el filtro de combustible están recien cambiados y que el caudalímetro está comprobado que está bien.
    El motor suena redondo y si no lo exprimes al máximo este problema no existe. He pensado que podría ser la bomba de inyección pero no estoy seguro, es un poco raro.
    A ver si Fer316 o algún de vosotros puede aportar algo de luz a este problema :xray: .

    Muchas gracias y saludos ;-)
     
  2. adolfv

    adolfv En Practicas

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    yo miraria la valvula de control de presion del turbo. cuando da problemas suele bajar la aguja del consumo a la mitad con la perdida de potencia correspondiente.
    seria bueno que te metiesen la maquina de diagnosis haber que dice.
     
  3. mondial

    mondial Guest

    Muchas gracias, lo comprobaré.
     
  4. mondial

    mondial Guest

    ¿A nadie le ha pasado algo parecido?
     
  5. nieto330

    nieto330 Guest

    a mi me pasa algo parecido .... pero me an dixo k cambiando el filtro del gasoil ( que ya le toka la revision ) y exando un limpiainyectores me solucionara el problema....espero k tenga suerte[:>pray .. un saludo .
     
  6. ironman1

    ironman1 Guest

    A mi me parece el MAF.
     
  7. mondial

    mondial Guest

    ¿El MAF? Perdona mi ignorancia pero no sé a que te refieres :-k .

    Un saludo
     
  8. ironman1

    ironman1 Guest

    Es el medidor del massa ar. mira esto estay en portugues, sorry. Un saludo, Jose. "Caudalímetro, Medidor de massa de ar, Debitómetro, AFM, MAF; são todas designações que se utilizam para identificar um dos componentes mais importantes e intervenientes na gestão dos motores modernos de injecção a gasolina ou diesel.

    As MAFs funcionam, informando em tempo real a centralina de comando da gestão do motor, da massa de ar que passa no canal da admissão, intervindo por isso, no cálculo do avanço da abertura dos injectores, volume injectado, pressão da bomba de injecção (exceptocommon-rail) e pressão do turbo.

    As MAF utilizadas pelas principais marcas de automóveis europeias, utilizam praticamente todas o mesmo princípio de funcionamento:

    A MAF é composta de um corpo, onde para além de um segmento de conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar, respectiva placa de circuito electrónico de controlo e normalmente uma grelha de protecção ao sensor.

    O sensor é composto de um filamento de liga de platina-tungsténio com uma espessura de 0.07 mm e com um comprimento de alguns centímetros, e varia a sua resistividade com a temperatura do ar.

    As diferenças de resistividade é medidas atreves do cálculo em tempo real da tensão nos seus extremos.

    Quando o motor está em funcionamento, o filamento é mantido a uma temperatura constantemente superior em 150 ºC em relação à temperatura do ar que passa por ele.

    Este valor pode diferir ligeiramente consoante a marca e o país onde o carro é comercializado.

    Quando o ar passa pelo filamento, a cada incremento de velocidade, corresponde uma diminuição de temperatura no filamento, e a cada decréscimo de velocidade do ar, corresponde um aumento de temperatura do filamento (dado que ele está constantemente a ser aquecido pela resistência auxiliar).

    Essas diferenças de temperatura são registadas em tempo real por medição de tensão nos extremos do filamento, e depois de processada, essa informação é transmitida à centralina a qual em seguida cumpre a sua função de gerir o motor de acordo com os mapas que estejam a ser utilizados naquele instante.

    O filamento é sensível a diferenças de temperatura da ordem de 0.05 a 0.1 ºC, portanto permite efectuar uma leitura fina da temperatura do ar que o atravessa.

    Mas o que é que a temperatura tem a ver com massa e velocidade do ar?

    Bom, quem anda de mota sabe perfeitamente, que a temperatura do ar, quando estamos parados é muito diferente de quando vamos a ripar!

    Em movimento, o ar arrefece e quanto mais rápido mais frio se torna, sendo que fica menos frio quando decresce a velocidade.

    Este fenómeno é válido para velocidades do ar até cerca da velocidade do som (340m/s), a partir daí, surge um outro fenómeno paralelo, que é a fricção a qual por atrito, começa fazer aquecer a superfície de contacto com os corpos que se desloquem no ar a essas velocidades. E de igual forma o mesmo princípio se aplica ao teor de humidade do ar. De facto, quanto mais húmido estiver o ar, para uma dada temperatura ambiente e em estado de repouso, maior o arrefecimento que provoca quando em movimento.

    Com a pressão atmosférica, o filamento arrefece mais com maior densidade do ar (Altitudes baixas) e arrefece menos com menor densidade do ar (Altitudes altas).

    Como todos estes parâmetros fazem variar a temperatura no filamento com diferentes ponderações, o que interessa é que este acaba por efectuar uma leitura conjugada dos três factores, permitindo, com muita precisão, determinar a massa de ar real que entra no motor.

    Assim, a injecção está sempre a funcionar de acordo com todos os factores atmosféricos, sendo auto-ajustável.

    Desta forma, para cada acréscimo ou diminuição de temperatura do filamento, provocado pelo ar entrando na admissão, o filamento arrefece mais ou menos, depois comunica essa diferença à resistência auxiliar que o aquece mais ou menos para o manter sempre à temperatura desejada (150ºC acima da temperatura ambiente).

    Por fim, dado que para cada valor de variação de tensão da resistência auxiliar, corresponde um dado valor de velocidade que multiplicado pela secção da conduta, fornece o caudal, e dado que a massa é igual ao caudal a multiplicar pela densidade específica do ar, então neste momento a Dª Centralina possui todos os ingredientes para fazer a sua Sopa de Injecção à Moda do Diesel, ou do Otto.

    Tenho visto muitos posts dizendo como se limpa a MAF, que a MAF está suja, etc.

    Ora bem, vamos lá desmistificar isto.

    O filamento sensor da MAF já possui um dispositivo de auto-limpeza!

    Esse dispositivo actua da seguinte forma:

    Quando o motor está em funcionamento, o filamento encontra-se constantemente a 150ºC acima da temperatura ambiente. Quando desligamos o motor, a MAF procede a uma limpeza Pirolítica, sendo que a resistência auxiliar aquece instantaneamente (tal como uma vela de incandescência, mas muito mais pequena) o filamento até cerca de 1.000 ºC durante cerca de 10 segundos.

    Com isso, todos os resíduos de carvão, óleo ou fuligem de qualquer espécie são literalmente vaporizados. Por isso, quando a MAF se avaria, das duas uma:

    Ou é o filamento que se fundiu ( tal como uma lâmpada de incandescência se funde regularmente), ou é a resistência auxiliar que deu o berro (dado que já não lhe faz a limpeza Pirolítica).

    Assim, nada de andarem a esfregar e a escovar o filamento ou a dar-lhe com sprays, etc.

    Isso, não lhe faz nada, dado que se o sistema estiver a funcionar em condições, o filamento já está limpo, sendo que assim, mais cedo o deterioram, por ataque químico e agressão mecânica (estamos a falar de um filamento com 0.07 mm de espessura).

    O que se pode e deve limpar com frequência, é a grelha de protecção do sensor (MAF screen), a qual tem alguma tendência para ganhar resíduos no seu reticulado e assim criar condições de turbulência indesejada, ao qual o filamento, em virtude da sua pequeníssima secção, é muito sensível, enviando sinais ligeiramente alterados e intermitentes à centralina (provoca soluçar durante a aceleração em algumas rotações onde surge a turbulência).

    Dado que o filamento efectua a sua auto-limpeza aquecendo até aos 1.000ºC durante 10 segundos após cada desligar do motor, e que necessita de cerca de 30 segundos para arrefecer abaixo dos 150ºC, o que é que acontece quando desligamos o motor e o voltamos a ligar antes de decorridos cerca de 40 segundos?

    Isso mesmo!

    Provocamos uma sobrecarga térmica momentânea no filamento, que lhe vai provocando deterioração prematura, dado que se ligarmos o motor antes do filamento ter tempo de arrefecer, a primeira coisa que o sistema faz é aquecê-lo logo para mais 150 ºC, mas como ele ainda vinha para aí nos 400 ou 500º C, calor + calor igual a um calor dos diabos! e vai daí PPPUUUFFF!!, MAF pó lixo, passa para cá mais 350 euros!!

    Por isso, não liguem o motor novamente antes de terem decorrido cerca de 40 segundos a 1 minuto depois de o terem desligado. Acontece mais vezes do que se pensa.

    Também não liguem várias vezes a chave até à posição 2 ou como se costuma dizer "ignição ligada, injecção ligada, check up, luzes do tablier acessas, etc."

    Cada vez que o fizerem, estão a ligar as velas de incandescência de pré-aquecimento do motor, no caso dos diesel, gastando energia desnecessária e no caso geral estão também a aquecer o filamento da MAF repetidamente até mais ou menos aos 170 ºC (Temperatura ambiente+150ºC) e depois quando desligam estão a aquecê-lo até aos 1.000 ºC, provocando acumulação de carga térmica no filamento que o deteriora prematuramente.

    Agora já começam a compreender porque é que as MAF, de vez em quando, fazem ppuufff ? Pois é!...

    É lógico que às vezes a falha pode ser por causa da tal resistência auxiliar do filamento, mas que pode ser substituída muito economicamente. O filamento é que não dá hipótese. É logo, "vai comprar outra" ! "
    Esta information es de mi http://www.clubebmwportugal.com
     
  9. mondial

    mondial Guest

    Hola, muchas gracias por la información pero la sonda de masa de aire (caudalímetro) debe de estar bien porque he cambiado el caudalímetro y sigue haciendo exactamente lo mismo.

    Gracias de todas formas.
    Un saludo ;-)
     
  10. JoSeMi_

    JoSeMi_ Forista

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    Dios, cacho tocho, y encima en portugao xD
     
  11. fer316

    fer316 .... Coordinador

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    Si has cambiado el caudalimetro,¿me figuro que habras reprogramado?
     
  12. mondial

    mondial Guest

    Hola Fer316, la verdad es que quité el Bosh y puse un Pierburg nuevo. Al ver que hace exactamente lo mismo entiendo que el caudalímetro Bosh está bien ¿no?
    ¿Cada vez que se desconecta el caudalímetro hay que volver al concesionario a reprogramarlo?

    Gracias y un saludo
     
  13. nieto330

    nieto330 Guest

    que casualidad ami me hacen esos tirones tb y yo desconecte el caudalimetro para montar otro nuevo ... y al final deje el de serie otra vez ... puede ser debido a eso los tirones '?? ayuda ferrrrrrr jejje saludos.
     
  14. fer316

    fer316 .... Coordinador

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    Cuando se suelta y monta no es necesario,pero sì cuando lo cambias.
     
  15. nieto330

    nieto330 Guest

    ok gracias ;-)
     

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